VIVÊNCIAS E SENTIMENTOS GERADOS JUNTO A NATUREZA

Caminhada em meio à floresta como forma de Lazer, Relaxamento e Interação com a Natureza

Nosso objetivo é promover a sensibilização ambiental através de nossos passeios, onde os visitantes e alunos possam sentir o pertencimento à natureza e a sua importância. Nossas saídas são realizadas prioritariamente no Parque Estadual Serra do Mar, Núcleo Caraguatatuba, pois este dispõe de infraestrutura adequada para receber grupos.

Com o objetivo de fomentar a educação ambiental como meio de transformação social e individual, a Ecotur Caraguá proporciona atividades lúdicas de modo a fazer refletir, informar e sensibilizar a relação homem-natureza. 

As atividades de educação ambiental são realizadas em meio à Mata Atlântica, um diversificado mosaico de ecossistemas florestais com estruturas e composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando a diversidade de solos, relevos e características climáticas.

 

Estes ecossistemas são caracterizados por uma grande diversidade biológica e alto grau de endemismos da flora e da fauna, o que favorece a abordagem de vários temas visando a sensibilização ambiental.

1/11

Saídas de Campo

As atividades de educação ambiental promovidas pela BIRD podem ser aplicadas a todos os níveis de educação, desde a básica, infantil, ensino fundamental e médio, educação superior, especial e profissional. São atividades voltadas para jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.  

PRINCÍPIOS

Coerência entre o pensar, o falar, o sentir e o fazer. 

Promoção da educação ambiental não-formal, com ações e práticas educativas voltadas para a sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais, além da sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente. 

Concepção de ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência sistêmica entre o meio natural e o construído, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.

Educação Ambiental como processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida, de modo a afirmar valores e ações que contribuam para a transformação humana e social e para a preservação ecológica.